Histórico do Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio


A colonização de Nova Veneza, Santa Catarina, teve início em 1891. Em fevereiro de 1909 o Padre Miguel Giacca veio da longínqua Itália para dar assistência espiritual aos imigrantes nesta vasta região de Santa Catarina. Nesta ocasião foi criado o curato de Nova Veneza e no dia 31 de julho de 1912  Nova Veneza foi elevada à categoria de paróquia, pelo então Bispo de Florianópolis, Dom João Becker.

 

Cópia da estampa original trazida da Itália

estampa_originalO grupo de famílias que se instalou em Caravaggio, a 5Km da sede do município, trazia consigo uma estampa de Nossa Senhora de Caravaggio e trazia no coração uma grande devoção a Nossa Senhora. Um dos primeiros frutos dessa devoção foi a construção de um oratório, onde as pessoas se reuniam para se encontrar, rezar o terço e cantar. A devoção a Nossa Senhora propagou-se rapidamente, por isso em 1896 foi construída uma  capela de madeira.

 

 Primeira capela de alvenaria

 

primeira_capela

A primeira capela já não condizia com a grande devoção e amor do povo à Madona de Caravaggio. Eram muitos os devotos que se dirigiam a Caravaggio. A maioria  a pé e em romaria. Muitas graças foram alcançadas. Então o Pe. Miguel Giacca, pároco de Nova Veneza, a 21 de maio de 1914, com a autorização do Bispo de Florianópolis, começou a construção de uma capela  maior e de alvenaria.

 

 

Com a criação da diocese de Tubarão em 1954, surgiu a idéia de um santuário diocesano. Caravaggio despertou interesse por ser um lugar apropriado e pela forte devoção a Nossa Senhora. Em 1957, em visita a Caravaggio, Dom Anselmo Pietrulla, Bispo Diocesano, sugeriu à comunidade a construção de um Santuário Diocesano dedicado a Nossa Senhora. de Caravaggio. Em 1961, o senhor Bispo enviou Monsenhor Gregório Locks a Caravaggio que incentivou o povo a realizar a obra.  Em seguida    Monsenhor  Gregório  fez uma viagem à Europa e das observações colhidas lá, nasceu a planta do santuário. A 26 de maio de 1963, foi lançada a pedra fundamental e no dia 29 do mesmo mês iniciou-se a construção. O Santuário tem a forma de cruz com 40 metros de comprimento e aproximadamente 800m2 de espaço interno. No dia 1º de outubro de 1967, numa festa em homenagem a Maria, com uma grande concentração de autoridades e fiéis, foi inaugurado o SANTUÁRIO DIOCESANO NOSSA SENHORA DE CARAVAGGIO.


santuario_hjÉ de justiça ressaltar a cooperação de todas as famílias de Caravaggio e de muitos colaboradores de outras comunidades que, de muitas maneiras, com materiais ou mão de obra, ajudaram a construir o majestoso santuário. Por isso, no dia 26 de cada mês, dia em que se comemora a aparição de Nossa Senhora de Caravaggio, no Santuário é celebrada a Santa Missa na intenção de todos os benfeitores.

No início de 2002, percebeu-se que a armação de madeira do telhado do Santuário estava seriamente comprometida. Depois de vários estudos e visto serem os vãos do santuário extensos e o telhado vastíssimo, decidiu-se por uma estrutura de ferro desde as bases, terminando com uma cúpula redonda e sobre a cúpula  uma imagem de Nossa Senhora e Joaneta,  de 1,80 metro, em alumínio. Essa reforma, que foi uma verdadeira obra de arte, foi inaugurada no dia 26 de maio de 2004.

santuario_dentrocapela

A gruta, no interior do santuário, é um lugar aconchegante, de recolhimento, devoção e oração. Aos pés de Nossa Senhora, água corrente e pura, vinda de uma fonte natural e abençoada, sacia a sede dos fiéis e é portadora das bênçãos de Maria.

No último domingo do mês de maio acontece, em Caravaggio, Nova Veneza-SC, a grandiosa Festa e Romaria em honra a Nossa Senhora de Caravaggio. É uma grande demonstração de fé do povo. Durante todo o dia os devotos de Maria, dirigem-se ao santuário, a pé ou motorizados, vindos dos mais diversos lugares e nos mais diversos horários. Todos com uma certeza no coração: serão acolhidos e abençoados pela Mãe.

nossasenhoraUma grande concentração de devotos acontece, também, no dia 26 de maio, dia em que se comemora a aparição de Nossa Senhora em Caravaggio, na Itália. Lá Ela apareceu a Joaneta, uma humilde camponesa, para pedir orações e sacrifícios pela paz no mundo.

Um momento forte, que faz  o coração dos devotos de  Maria se alegrar e se encher de fé,  é a procissão motorizada, que acontece todos os anos, no dia da Festa e Romaria, sempre no último domingo do mês de maio. A imagem de Nossa Senhora de Caravaggio, no alto de um veículo, cercada de anjos, que cantam e a cobrem de flores, acompanhada por grande número de carros, sai de  cidades vizinhas  e sobe a colina de Caravaggio.  Por onde ela passa, o povo a saúde de suas casas, nas ruas ou acompanhando a procissão. E a Mãe, com certeza, se alegra, se compadece, olha, acolhe e atende a todos, com amor maternal.


 

festa_nossasenhora

A chegada ao santuário também é marcada por uma grande demonstração de fé. Os devotos de Maria a saúdam cantando, rezando, agitando bandeiras, acompanhando-a  e participando da celebração da Santa Missa.

 

 

 

 

 
Main page Contacts Search Contacts Search