Maio é um mês especial
É O MÊS DAS MÃES. Mãe é mãe. “ Minha mãe é minha mãe”, dizia uma criança. Quando se fala na figura da mãe, algo meche com o nosso coração. É que moramos nove meses no seu coração. E isso marca. Que saudade de chamar este nome! Este tempo passou para muitos. Há muitas coisas que descobrimos mais profundamente quando não temos mais.Mas as mães são eternas.Eternizam-se no sangue que corre nas nossas veias e que continuam nas gerações futuras. Mas o mais importante não é o sangue , fisicamente falando, é aquele sangue da vida, da nossa essência.Existimos por elas.Poderiam ter-nos abortado.Quanto, às vezes, sofrem por amor à vida. Ser mãe é ser presença. É ser presente. O maior presente que podem nos dar são elas mesmas. São uma eucaristia, alimento que dá vida e quer nos tornar geradores de vida, eucarísticos.O dia das mães é um dia para as mães sentirem alegria por serem mães, e agradecer a Deus.Mas também um dia de avaliar o seu jeito de ser mãe.É um dia de avaliação, também, para toda a família.Pois mãe é família. Como tratamos a nossa mãe? Principalmente se for idosa, doente, impertinente? Parabéns a todas as mães!
MÃE MARIA, NOSSA MÃE. É nossa mãe. Na cruz Jesus, na pessoa de João, nos deu a sua mãe quando disse “ Filho, eis a aí tua mãe”.Temos a mesma mãe de Jesus, a Maria de Nazaré, a Maria das dores e a Maria da glória.Antes de ser “da glória”, foi “das dores”. Mais do que ninguém participou junto do seu filho do grande mistério da salvação, da redenção. Por isso é a corredentora. ”Viva a mãe de Deus e nossa”!” Ó vem conosco, vem caminhar, Santa Maria vem”! E ela vem, pois “ pelas estradas da vida nunca sozinho estás”.Maria apaixona, encanta, atrai, é a figura da mãe, da mãe sempre presente que nos ajuda a crescer” em idade sabedoria e graça, diante de Deus e dos homens”, como crescia o seu filho , Jesus. E Nossa Senhora de Caravaggio? Que paixão pela nossa padroeira! Difícil, no Caravaggio, a família que não tem uma imagem dela, uma grutinha na frente de sua casa. E a festa? A grande manifestação de amor e fé à nossa padroeira. é um momento que não tem partido político, não tem inimizade, mas tudo por todos.É uma multidão uníssona servindo as milhares de pessoas que participam da festa.
MAIO, MÊS DAS NOIVAS. As noivas são noivas porque estão próximas de assumir um compromisso de vida a dois. Portanto, é um mês de pensar na responsabilidade de um namoro sério, porque casamento é algo sério, que exige responsabilidade, maturidade.E isso não se adquire só no tempo de namoro.A preparação começa lá no seio materno, numa boa formação.Pois ninguém dá o que não tem. Parabéns a todas as noivas!