VIVENDO O CICLO PASCAL
O Ciclo Pascal vai da Quarta- feira de Cinzas à Festa de Pentecostes.
Quaresma:
É tempo de renovação, conversão, reconciliação. Tarefa que depende de nós e podemos contar com a graça de Deus que é misericordioso, sempre de braços abertos para nos acolher, nos perdoar e santificar.
SEMANA SANTA.
São João resume a Semana Santa desta forma:” Deus amou tanto o mundo, que entregou o seu Filho único, para que todo o que nele acredita não morra, mas tenha a vida eterna.De fato, Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, e sim para que o mundo seja salvo por meio dele” ( 3,16-17). Com sua entrega por nós, Jesus santificou essa semana, e nós a santificamos com o nosso compromisso cristão.O Domingo de Ramos é o inicio da Semana Santa.Nesse dia comemoramos a entrada de Jesus em Jerusalém.O quatro evangelhos narram esse episódio.Quanto aos ramos não precisa que sejam de oliveira.Mateus 21,9 e Marcos 11,8 falam simplesmente de galhos de árvores.Mas é provável que o povo tivesse colhido também ramos de oliveira, porque aos redores de Jerusalém havia muitas oliveiras.
RELIGIOSIDADE POPULAR
A religiosidade popular criou uma série de atos de piedade ao longo da Semana Santa que não constam na Liturgia oficial.Por exemplo, as procissões: Bom Jesus dos Passos,Procissão do Encontro,a Procissão do Senhor Morto, a Caminhada do Silêncio, a Procissão da Ressurreição...Além de manifestações folclóricas, como a Malhação do Judas...
Num tempo em que o povo não entendia as cerimônias da Semana Santa e pouco participava, foram surgindo expressão populares de piedade, de fé e compaixão.A piedade popular merece todo respeito..Porém o essencial é a Liturgia da Igreja.E, dentro de todo esse tempo, a Ressurreição é o grande farol que nos guia. Não substituir o essencial pelo menos importante.
TRÍDUO PASCAL
É o centro e o cume do Ano Litúrgico. É aquilo que Jesus disse em seus anúncios da Paixão:” Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem vai ser entregue aos chefes dos sacerdotes e aos doutores da Lei.Eles o condenação à morte e o entregarão aos pagãos.Vão caçoar dele, cuspir nele, vão torturá-lo e matá-lo.E depois de três dias ele ressuscitará” (Marcos 10,33-34).O tríduo Pascal começa com a Celebração da Ceia do Senhor, tem seu ponto central na Vigília pascal,e termina no entardecer do Domingo de Páscoa.O Tríduo Pascal é como se fosse uma celebração, com três momentos.Portanto, não tem sentido participar um dia e se omitir no outro.Para muita gente o dia mais importante é a Sexta-feira Santa.Porém , o ponto alto, mais importante é a celebração da Vigília Pascal, No Sábado Santo.Sem a ressurreição a morte não teria sentido
COMO CELEBRAR SEXTA-FEIRA SANTA? O mais importante é participar da celebração na Igreja. A morte de Jesus não foi fruto do acaso, mas resultado do seu amor sem limites por cada pessoa. A Sexta-feira Santa não é o dia do desespero, mas da gratidão. É o dia da contemplação e dizer: “Olhe o que Jesus fez por mim. Veja como ele me amou até o fim”.
O QUE É PÁSCOA?
É uma palavra vinda do hebraico, a língua do Antigo Testamento, e significa” passagem”.Ainda hoje é a festa mais importante do povo judeu, e é o eixo central da fé cristã.Sem ela não existe Ano Litúrgico.A Páscoa cristã nasceu da Páscoa judaica.Páscoa é, portanto, passagem da escravidão à liberdade, da morte à vida.A morte de cada pessoa é sua Páscoa, a passagem deste mundo para o Pai. Depois da Páscoa temos a Oitava da Páscoa, que é a semana que se segue à Páscoa.Esta semana é como se fosse o dia da Páscoa. Depois temos o Tempo Pascal que vai até o Pentecostes. Portanto, temos 40 dias de preparação à Páscoa e cinquenta dias para vivencia-la em profundidade.
Desejo a todas a nossas lideranças e a todos os moradores do Caravaggio uma feliz e santa Páscoa.
Pe. Valdemar Carminati